sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Walter Pax


Walter Pax é um hospedeiro e parasita de si mesmo. Hoje é aniversário do Walter Pax e como o prometido eu vou revelar a verdade sobre o artista. A metáfora que uso nao é uma ofensa, mas uma analise crítica e cientifica. Eu o conheco há quase duas décadas e vi o monstro se desenvolver sem deixar de ser o genio. Eu o conheci na casa do Ethon, e seus desenhos me impressionaram. Pareciam prazerosos quando eram criados, nao importavam onde eram desenhados ou o que eram desenhados, eram os donos do mundo, carismáticos e soltos. Nao foi por acaso que eles conquistavam premios em saloes e festivais de quadrinhos. Conquistavam amizades e mulheres. Sim o carisma dos desenhos do Walter tinham o mesmo charme do Walter, mas assim como os seus desenhos tinham luz um contraste nefasto descobriu o potencial das suas sombras e criaturas possuiram a partir dali a alma do Walter Pax. Eu me considero meio responsable por isso.
A maldicao comecou quando eu apresentei o roteiro “Acogueiro”. Escrevi esse texto com um subtexto, um ritual mistico com palabras secretas e alquimicas para capturar um demonio. Contei para Walter só parte da história, escondi a minha verdadeira intencao com o texto: aprisionar Brulefer, demonio dos artistas. Parte do ritual era trasmutar as palabras secretas em imagens, mas Walter subverteu algunas cenas e a merda foi feita, o demonio encontrou no corpo do Walter a sua morada e boom.

Depois desse momento comecou a decadencia, nao do artista, mas da histórias das histórias em quadrinhos gaúchas e em consequencia a historia dos quadrinhos nacionais e Mundial. Voces já repararam que uma das principias referencias dos quadrinhos mundial é um mago? Alan Moore disse recentemente 25% da industria do quadrinhos norteamericana é nutrido do seu trabalho. Em um tabuleiro do tao isso revela parte da verdade escondida nas hqs: é tudo ego.

Esses dias Mateus “Santolouco” Figueró comentou comigo que uma amizade dele perguntou que guerra é essa que rola no sul entre os quadrinhos autorais contra os industriais(super hero). Ele disse que nao rola guerra nenhuma, eu assino embaixo o tratado de paz. Também a terceira guerra mundial nao existe. Estamos o mundo inteiro em paz unidos contra a crise mundial. Crisis nas infinitas terras foi o que proliferou na cabeca do Walter Pax desde a PeekaBoo 1 até hoje. O cara literalmente comeu o pao que o diabo amassou e deu muito vomito para nos, os amigos beber, mas a amizade tambem é para isso, Ouvir o pior dos amigos. Tomar no cu pela pica de um amigo teu. E se há uma verdade sobre as amizades… fodem com todos ou a mulher de um camarada teu.
Falar sobre o artista Walter Pax é mais que necessario porque nesta época que quadrinhista quer ser tratado como rock star, ou top model, ou acha que é Michael Bay e que todo quadrinho tem que ser também filme-croma em Hollywood, faz com que farelos pensem que um porra louca (que mesmo por uma certa inveja daqueles que estao faturando uma puta grana, enquanto o cara justifica que nem tem grana para pagar as contas) só tá queimando o filme, dando um tiro no seu proprio pé. Agora nao é o momento de brigar com os fodoes que estao publicando la fora, nao por interesse, ok, mas agora é o melhor momento de estar bem pertinho desses quadrinhistas, ou melhor desse quadrinhista que tanto o Walter reclama mas que virou um Karma e viceversa. Despluguem o Walter dos seus blogs o cara tá louco!
Sim, o cara tá louco mas nao tá careta, os seus quadrinhos refletem o vazio que nao é so dele, mas de uma época, uma geracao inteira. É cru, borrado, manchas e podreira. Quem aquí suja as maos.
Os quadrinhos nao precisavam ser essa guerra inteira, uma guerra de egos, mas é o que rola aquí, hermano.
Nao defendo nenhuma parte dessa saga, mas ouvi uma frase interessante sobre o artista necessitar imperar o seu ego (na maioria das vezes ele produz para fora, mas devia produzir para o seu interior.), usar das suas armas que as vezes nao sao claras, sao amorais e nada eticas. Determinar quem merece entrar no “mercado” ou nao. Tem de tudo um pouco por ai. E como eu disse, o demonio trapaceou. Nao é casual que os tops gauchos entraram no mercado editorial dos heros. Walter tentou, mas nao entrou nessa, desviou o seu caminho para uma jornada interna, nunca completa as hqs com roteiros de outros quadrinhistas. Acredito que essa trilha do meimufado o leva a resgatar a sua alma atormentada. Walter pode ser uma pedra no rim, mas só tem um caminho, amigos. A morte. E no fim o que tu preferes, fazer quadrinhos para os donos puñeteros dos super heros, ou para si mesmo? A trilha é quem escolhe. Quem é mais feliz?
Longa vida, Walter. Para ti e os teus quadrinhos.
Te cuida!
Mas para de viajar na maionese! Aguardo uma hq porrada sem metal, seu lutador frango!

Um comentário:

Walter Pax disse...

Chorei...Valeu Carlos! É por isso mesmo que tu é um dos meus escassíssimos amigos.Poder da porrada na cara, mas com jeitinho que é pra não estragar os nossos rostinhos ganha-pão!!! Foi ótimo presente.Tava pensando um monte nisso ,esses últimos dias e agora me chegou com fitinhas vermelhas e tudo...