segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cavalo de Tróia.


De uns tempos para cá as máquinas começaram a esquentar, as engrenagens a se mover e o destino é incerto... mas promete! Acho que essa onda começou em agosto de 2007, começou com uma ruptura, uma prazerosa ruptura com o que exite de mais careta na nona arte. Antes eu acreditava que estávamos todos os quadrinhistas no mesmo barco, mas a experiência e o caos me elucidou dessa tirânia. A coisa não funciona assim, a sociedades nos quadrinhos é tribal. As tribos estão aí, ainda somos primitivos. Vamos nos formando em guetos e não é nada ruim isso.
Há um novo rumo surgindo à beira da passagem de 2008 para 2009, segundo uma amiga astróloga, falo de ti, Gi, o leão vai alinhar os astros em 2009. Eu, cético, paradoxalmente, concordo que um leão alinhou os astros. Falo dos astros da PEEKABOO 4. Como eu já citei, a PEEKABOO retornou depois de um hiáto de 14 anos e vai parir com 15 anos. Mas o que retorna não é só uma revista conceitual, mas o que achamos ser uma proposta mais autoral nos quadrinhos. Concordamos todos os envolvidos quanto o assunto é expressar e contar uma história do seu jeito e estilo. Falo de Adriano, Pax, Sica, Martins, Gummo, Nik, Rosa e eu (Ferreira), que quando o assunto é ser artistas, não venham com propostas editorias industriais, caretas e marketeiras. Com nós a coisa funciona em outra esfera. Cada um é como o Pax disse, um veterano com cicatrizes de guerra. Sabemos como fazer as coisas e estamos aberto a mostrar que vamos até o fim do jogo experiementar as possibilidades e armas. Cada um com os seus dons.
Sexta passada foi realizado um encontro com os autores da PEEKABOO, que para as nossas vidas já é um grande marco. A convocação foi histórica. Estávamos todos na casa do Pax, planejando a estratégia para o ano de 2009. Foi o leão alinhando os astros para 2009. Nós somos o rei das selvas. Nós somos a besta. O Bestiário.

Vimos que os quase 20 anos de continuidade que temos como artistas e amigos faz de nós um grupo. Oficialmente formamos agora o grupo: BESTIÁRIO. ( anotem aí: Leandro Adriano, Carlos Ferreira, Fabiano Gummo, Walter Pax, Rodrigo Rosa, Rafael Sica, Moacir Martins e Nik são agora um coletivo). Antes de ser publicada a revista PEEKABOO 4 nós vamos ver muitas coisas desse grupo, entre essas um manifesto artístico, uma hq monstruosa do coletivo Bestiário em um blog (Bestiário Peekaboo- blog programado para janeiro de 2009.)

Estamos muito empolgados e com sede de bons quadrinhos...

Nenhum comentário: