segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Divulgando o Inferno! Grampá desenha o Constantine

Senhores, acabo de ver em primeira mão. Uma página de um novo projeto do Grampá. Estamos aqui os dois no msn batendo papo. Há pouco ele me perguntou: Mano, quer dar uma olhada no Constantine?
" Eu adoraria."
Senhores...
É duca!!! Tá muito Bom, muito foda! É muito quadrinho!
Acho que o grande mérito do Grampá vai ser: Em alguns anos no futuro, ele vai ter causado uma ruptura no mercado industrial dos quadrinhos. O que ele tá fazendo é quadrinhos autoral ( Esqueçam o termo quadrinho independente, que não quer dizer nada, a não ser afetação de ego de quem nem sabe o que significa independente, pois eu pergunto independente do quê? De editor, papai, mamãe? O que importa é ser autoral. O que realmente importa é atitude e isso é reconhecido nos traços e personalidade do Grampá.)
Bom, os mais utópicos podem discursar sobre ter uma grande indústria, editora, redes de tevê, agências de publicidade, produtoras de animação e o caralho A4 atrás do Grampá. Mas a verdade é que o cara desenha e faz o que quer. É uma ruptura dessas estruturas, formatos e empresas. Será que ninguém se pergunta por que ele fica saltitando de um lugar para outro e rasga com a navalha o próprio destino?
Sendo assim, não seria o Grampá o cara certo para desenhar esse outro anarquista das industrias dos quadrinhos?
Eu falo de John Constantine. Eu falo do Rafael Grampá.
É comum no cinema um ator emprestar, ou alugar seu físico e voz para compor uma personagem. Nos quadrinhos é difícil isso acontecer, geralmente o desenhista é Deus e cria no grafismo aquele universo, mas o que vi ali foi um outro exemplo, por isso vou dizer que é uma nova visão de como se faz quadrinhos. Grampá é a alma daquela história. Não é atoa que o o roteiro foi escrito exclusivamente para ele por Azzarello. O roteirista não pensou em escrever uma hq para Constantine, mas para Grampá. Deu mais que certo. Eu acompanho as hqs do Constantine desde o Monstro do Pântano de Alan Moore e, três vezes, em vinte anos de Constantine, eu fiquei espantado com a abordagem gráfica. Agora foi uma dessas vezes. Não vou descrever nada de como é o desenho e tal. Vou deixar para vocês imaginarem. Mas sabem aquele terror típico brasileiro? Bom, tá lá multiplicado por mil.

2 comentários:

José Aguiar disse...

Putz, quero ver também!

Carlos Ferreira disse...

Eu adoraria mostrar, mas não posso, amigo!