quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Guerra!


Alguém me perguntou onde está a guerra. Que guerra é essa? Eu posso fazer outra pergunta no lugar...Onde está a paz? Onde está a fraternidade, irmão? Onde está a igualdade?
Desde criança eu fui educado a acreditar no ser humano, na sociedade e seus meios, nos amigos e nos sonhos.
"Perante a Deus somos todos iguais."
Há felicidade espalhada em todas as janelas, cartazes, filmes. Em todas as imagens.
Lixo! Até aqui só vi jogos, mentiras e covardia. Salvo poucos exemplos de coragem, honestidade e inocência.

Essa semana parei para assistir um programa na Discovery Channel sobre a industria dos games, a evolução dessa industria e seu casamento com os militares norte-americanos. Sim, sei que não é novidade, mas os mílicos norte-americanos estão cada vez mais recrutando bons jogadores de games. Já há uma industria militar de games, e esses games são cada vez mais realistas e o perigo disso está em um dia o ser humano fuzilar outro humano na emoção mais Doom da vida. A tecnologia dos games avança para um perfeccionismo de gcs não ao acaso. É para parecer verdade porque um dia o jogador vai jogar com a realidade, mas esse jogador saberá o que é realidade?
Também assisti outro programa, meses atrás, sobre sobre a utilização da biotecnologia nas guerras. O conceito do supersoldade ja é uma fato, mas não realidade. Estamos cada vez mais distante do conceito da realidade, talvez nunca soubemos bem o que é realidade.
"Realidade é o que você força fazer."
Lembro de um momento do Corto Maltese onde uma feiticeira diz para o Corto que a mão dele não tem a linha da vida. Corto pega a faca e corta a palma da mão criando a sua própria linha da vida. Queria eu ter feito a mesma coisa, mas estou preso a essa rede enroscada da realidade. Onde tudo é oculto.
Alguém perguntou onde está a guerra...Mas preciso educar os meus filhos, criar uma redoma propetora em um país que divulga pedófilos a cada 30 minutos no Globo News, pais atiram crianças pela janelas, polícia confronta outro time de polícia com armas de guerra. Avião explode com 176 pessoas...
Onde está a guerra?
Vai tudo pelos ares por que o ser humano é merda!
Hoje eu faço parte de uma geração que podia ter feito a diferença, mas não fez. Postergou todos os projetos, acumulou tudo em projetos inacabados, disperdiçou tempo com a vagabundice, disperdiçou o meu tempo. Sempre acreditei que podíamos ter feito a diferença, acreditei na liga. Ainda acredito na parceria. Em um grupo consciente fazendo a mudança.
Vivo a época dos cínicos, e sou mais um desses. Mas hipócrita não, amigo. Mantenho as mesmas idéias e ideais há mais de 17 anos. Há 38 anos. Nunca me vendi para nenhum laborátório de desenho. Pagando ou não minhas contas eu ainda estou aqui expressando a minhas idéias e emprestando essas, esboçando essas idéias para ti, produzindo-as em eterno conflito contra essa guerra que poucos querem ver.
Ser humano é lixo e eu não varro para baixo do tapete. No fundo sou romântico e luto por uma mudança ou no mínimo um pouco lúcidez. Aos que possam (ou sabem )pensar e dizer: lúcidez de quem? Tá falando de quem? Da tua falta de lúcidez?

Sim, bebum, sim...
Afinal, que guerra é essa?

2 comentários:

Walter Pax disse...

Desculpa, Carlos.Não tinha visto que a questão é muito maior que nós mesmos.Na minha profunda ignorância, achei que tu falavas de uma guerrinha de egos contra os " Laboratórios de Desenho,Pop Arts,RBS(sei que tu trabalhou pra eles só pela liberdade criativa)" e afins, mas só agora percebi que era sobre a paz mundial que estávamos falando.Agora entendi por quê tu fostes taxativo quando se referiu a "melhor revista em quadrinhos já produzida".Afinal, pra salvar o mundo da violência e nossos filhos de um castigo pior que a morte, temos que ser os melhores, mesmo.E nada melhor do que uma revista em quadrinhos pra trazer as mudanças que nosso povo tanto precisa...não é arrogância, é consciência!Vou abrir mais os meus olhos e afiar os lápis pro combate! Eu sempre soube que a salvação da humanidade residia nas mãos dos desenhistas e é chegado o momento da "Batalha Final"(sacou a piada de nerd?).Morte aos falsos desenhistas!!!

Carlos Ferreira disse...

Sabias que Bin Laden é leitor de quadrinhos?
Sabias que ele leu Watchmen?
E sabes que Barack Obama é leitor e colecionador do homem-aranha e o conan?
"Grande poderes trazem grande personalidades."
Hahaha.
Que piada!